6 Tendências para Bares e Restaurantes em 2020

A cada ano que passa, as tendências no setor gastronômico vai mudando e é importante acompanhar as novidades que vão surgindo para estar sempre atualizado e fazendo ajustes nos negócios. Confira bares e restaurantes em 2020.

Devido ao crescimento do fluxo global de informação, cada vez mais o consumidor está informado, globalizado e exigente. Portanto empresários do ramo de bares e restaurantes precisam estar atentos a todas as mudanças e buscar se adaptar para continuar atraindo clientes que buscam novidades e experiências únicas.

Neste artigo vamos explorar as principais tendências que estão tomando força no ano de 2020.

Tendências para Bares e Restaurantes em 2020

1) Restaurantes Fantasmas – Ghost Restaurants

A cada ano que passa o hábito de consumidores pedirem delivery aumenta mais. Isto se deve a comodidade e a popularidade dos aplicativos de delivery, tais como Rappi e iFood. Nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, o trânsito está cada vez mais complicado e as pessoas têm menos vontade de perder tempo se descolando para um restaurante.

Para atender a demanda de delivery em crescimento, muitos restaurantes estão criando um novo modelo chamado restaurantes-fantasma (ou ghost restaurants). Se trata de estabelecimentos que somente fazem delivery e, como não atendem o publico fisicamente, não precisam estar localizados em locais com aluguéis mais caros. A grande vantagem é operar com baixo custo e criar uma logística de entrega eficiente.

2) Alimentos Veganos

Já faz vários anos que vemos o crescimento e a aceitação dos alimentos veganos ou vegetarianos no Brasil. Isto se deve a busca por uma alimentação mais natural e saudável. Um dos grandes destaques neste ano fica para a carne vegana, principalmente se posicionando como o hamburger saudável.  Este produto conquistou muita popularidade pois tem sabor, cheiro e textura de carne, mas não são feitos de carne, e somente possuem elementos de origem vegetal.

3) Sustentabilidade

Cada vez mais os consumidores se preocupam com a origem dos produtos que consumem. As pessoas querem apoiar empresas que produzem mercadorias de forma justa, sem sofrimento animal, priorizando os métodos naturais, e que não causem impactos negativos no meio ambiental.

Por isso é importante que os empreendedores reavaliem seus fornecedores e priorizem os que seguem esta tendência. Adicionalmente vale a pena incluir informações sobre como o restaurante prioriza estes tipos de alimentos no cardápio, website e em todas as formas de comunicação da empresa.

4) Experiência diferenciada nos restaurantes

Os consumidores são cada vez mais atraídos por uma experiência surpreendente e atendimento de qualidade nos restaurantes. Isto significa que o restaurante precisa ser muito aconchegante, agradável e possuir um atendimento de qualidade. O menu deve ter novidades periódicas para fidelizar estes clientes para que voltem sempre. Os restaurantes que entregam experiências diferenciadas também se destacam nas redes sociais pois os consumidores adoram compartilhar as novidades em seus canais de comunicação. Certamente o boca-a-boca ou fazer parte das comunicações em redes sociais de clientes é a melhor forma de atrair novo público e garantir a casa cheia.

5) Espaços gastronômicos (Food Halls)

Recentemente se tem lançado vários Food Halls, ou espaços gastronômicos em vários países do mundo. A proposta é oferecer ao consumidor um local agradável que concentra diversos tipos de restaurantes. Muitos deles inclusive tem cheffs renomados que oferecem refeições mais rápidas a um custo menor.

Os Food Halls lembram um pouco as praças de alimentação dos shopping centers, mas a diferença é que estes espaços gastronômicos oferecem um ambiente diferenciado, mais elegante, com um nível mais gourmet de restaurantes.

6) Evolução da tecnologia para sistema de bares e restaurantes

Já se sabe que é imprescindível que todos os estabelecimentos no ramo gastronômico operem com sistema de bares e restaurantes. É impossível ter um negócio informal nos dias de hoje dependente de caneta e papel. Todos os estabelecimentos precisam da automação do atendimento, que os pedidos sejam enviados automaticamente para a cozinha, do controle do estoque e relatórios financeiros.

A grande evolução na tecnologia para sistema de bares e restaurantes com atendimento ao cliente no balcão se deu com o lançamento de novos sistemas PDV que já incluem a solução de meios de pagamento, isto é, já inclui a própria maquininha de cartão. Desta forma os empreendedores possuem um sistema de bares e restaurantes que também recebem todos os tipos de pagamento, incluindo cartões de débito e crédito.

A Kikker, startup fintech desenvolvedora de software, lançou um inovador sistema PDV para bares e restaurantes que pode ser utilizado gratuitamente. O sistema tem alta qualidade pois foi desenvolvido em tecnologia Apple e opera em um iPad com alguns acessórios, dispensando altos investimentos em equipamentos complexos.

Para conhecer mais detalhes sobre a Kikker e usar o melhor sistema de bares e restaurantes acesse o site da empresa Kikker.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *